Os Novos Thundercats São Uma MERDA!!!



Inomináveis Saudações a todos vós, leitores virtuais.

Uma das minhas grandes lembranças de infância remetem a um supergrupo de heróis carismáticos envolvidos em aventuras magicamente saborosas, envolventes, hipnóticas e dinâmicas dos anos 80. Advindos de Thundera, Lion-O, Panthro, Cheetara, Tygra, Snarf, Wilykyt e Wilykat, em seus combates contra Mumm-Ra, os Mutantes e diversos outros inimigos animavam os meus anos de infância. Foi uma série espetacular, fascinante em roteiro, em emotividade e na exaltação de valores um tanto quanto hoje esquecidos nos desenhos atuais. Para quem acha Ben 10 uma "obra-prima" e um anime trash qualquer como Dragon Ball GT uma "maravilha", os Thundercats Originais podem parecer ultrapassados. Mas, para os fãs eternamente fiéis daquela série, aquele desenho é um dos clássicos maiores da Arte da Animação. 

E, como fã que este Inominável Ser é, abro a mente para analisar a atualização da série para as novas gerações. Confesso que o primeiro episódio que assisti me deu a sensação de que os personagens eram filhos daqueles dos desenhos dos anos 80, já que peguei o primeiro capítulo que assisti pela metade. No entanto, ao ouvir os nomes dos personagens, me dei conta que era um remake e pensei: "ELES TIVERAM A CORAGEM DE MEXER COM UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DOS ANOS 80, SENÃO, O MELHOR DE TODOS OS DESENHOS DAQUELA ÉPOCA???". Abri a mente, acalmei-me um pouco e resolvi assitir o primeiro ano da série que recentemente estreou na TV aberta, através do SBT; capítulos passaram-se, a história progrediu e nada de mais ocorreu em mim, assim como eu creio que nada de mais ocorreu com todos os fãs fiéis à série original.

Um verdadeiro fã dos Thundercats Originais NÃO gosta da nova série, isto está muito claro. Se há algum que goste, bem, o gosto pessoal não posso criticar e, muito menos, posso ser um ditador a querer influenciar com minhas palavras os gostos dos outros. Mas, aqui neste blog, as opiniões que expresso sempre são sinceras e saídas do meu coração, da minha alma; cada palavra aqui neste texto, por exemplo, primeiramente veio à minha mente conforme fui assistindo aos epiódios do primeiro ano que o SBT atualmente está a repetir. É uma perda de tempo imensa esse remake, pois o clima que havia na série original, aquele clima de aventura e ação incessantes, foi destroçado, dando lugar a uma narrativa que me dá mais sono do que empolgação. Com uma cara de idiota, de babaca, continuei assistindo, perdendo cada vez mais o meu tempo, o qual poderia ter sido utilizado em algo bem melhor! 

A linha narrativa desses Thundercats atuais tenta ter uma densidade psicológica que beira ao ridículo. Tentando ser cerebral em alguns momentos, perde-se porque para que essa linha narrativa possa se desenvolver em qualquer desenho que tenda mais para o Drama do que para a Aventura, como é o caso dessa série, é necessário que o argumento de cada história seja conciso, sintetizando os elementos do fio condutor da história toda em si. Mas, a narrativa é dispersa, fraca, vazia e introduz elementos que poseriam ficar de fora, como a amostra de todos os eventos anteriores à destruição de Thundera; quanto a estes eventos, os flashbacks são tão longos e fatigantes que tornam os episódios pesados, o que não ocorria com a leveza mais do que flexível da série original. Os episódios são muito mal escritos, parece que eles querem explicar tudo de um modo 100% didático, o que acaba tornando-se extremamente chato, leitores virtuais, porque se trata de um desenho e não de um livro como O Senhor dos Anéis ou Entrevista com o Vampiro, cujos respectivos autores, J. R. R. Tolkien e Anne Rice, sabemos que são extremamente detalhistas!

E os personagens atuais são o que há de mais absurdamente criminoso quanto ao que já foi estabelicido pelos personagens clássicos. Lion-O se tornou um aborrecente babaca, inseguro e que nem sabe lutar direito; Panthro, antes um gênio de agradável simpatia, agora é um antipático guerreiro que mais parece um brutamontes acerebrado do que um cientista; Tygra, o zen budista, digamos assim, da série original, agora é um conquistadorzinho barato e galanteador, em todos os episódios, da fêmea mais velha do grupo; Cheetara agora é uma periguete, sem personalidade nenhuma, sem carisma e beleza; Wilykyt e Wilykat estão MUITO mais chatos do que na série original, apenas são figurantes de nenhum valor; Snarf, que agora não fala, se era o contraponto cômico que suavizava cada episódio da série dos anos 80, hoje é um bichinho de estimação quase esquecido pelos cantos; Mumm-Ra está parecendo o Hulk e NÃO É aquele Mumm-Ra dos anos 80, que era um supervilão dos mais carismáticos; Pumaira é um saco total, uma personagem TOTALMENTE desinteressante; e o resto, pelo que eu percebi, tanto os heróis como os vilões e os anti-heróis, nada agregam a uma série animada que em nada me agrada.

O dinheiro deve ter sido o fundamental para a ressureição dos Thundercats agora no século XXI para um público ignorante e inculto que votou, por exemplo, aqui no Brasil, na eleição do Maior Brasileiro De Todos Os Tempos em Silas Malafaia, Bispo Macedo, Xuxa, Marcos, Hebe e outras figuras tão "historicamente" importantes para nós... Esses "Novos Thundercats" sinalizam uma época na qual os roteiros deram lugar a um misto de animações que se amparam na visão do mercado, puramente comercial, para um público que não é o mesmo dos anos 80. Muitos desta geração, que assistiram aos Thundercats Originais, são hoje pessoas com certa cultura e bom senso; havia pouca tecnologia na época e, mesmo assim, a animação japonesa daquela série clássica era BEM SUPERIOR à da série atual, outro ponto que empobrece aquela. Não há nada de aproveitável neste remake, nada que se possa dizer como um contraponto saudável nesta época de animações tão vazias como as que são apresentadas no Cartoon Network, produções cujos autoras acham que as crianças e os adultos que as assistem são imbecis. 

Nada como ser autêntico e não seguir o que a maioria segue. Digo isto porque antes de escrever este post, andei lendo algumas bobagens pela Internet contra os Thundercats Originais, bobagens, algumas, que exaltam as "divinas qualidades" da série original. Tolice e falta de uma inteligência maior é o que falta a quem considera essa MERDA de Novos Thundercats algo bom, tolice de alguns que talvez possam ler este texto. Bem, não me importo se vocês que gostam dessa "novidade" me achem um merda, assim como a este blog e a todos os meus blogs; não me importo mesmo e nem vou deixar de expressar a minha mais sincera opinião no mundo virtual por causa de vocês. Sendo assim, leiam isto que eu sempre irei repetir com quem for que tiver de conversar sobre essa MERDA que foi o assunto deste post:

OS NOVOS THUNDERCATS SÃO UMA MERDA!!!

OS NOVOS THUNDERCATS SÃO UMA MERDA!!!

OS NOVOS THUNDERCATS SÃO UMA MERDA!!!

OS NOVOS THUNDERCATS SÃO UMA MERDA!!!

OS NOVOS THUNDERCATS SÃO UMA MERDA!!!

OS NOVOS THUNDERCATS SÃO UMA MERDA!!!

OS NOVOS THUNDERCATS SÃO UMA MERDA!!!

OS NOVOS THUNDERCATS SÃO UMA MERDA!!!

OS NOVOS THUNDERCATS SÃO UMA MERDA!!!

Saudações Inomináveis a todos vós, leitores virtuais.

2 Loucas Pedras Lançadas:

Sua opinião é de uma importância INOMINÁVEL para mim, amigo e o que mais posso dizer após ler com atenção sua bela matéria? E por também ter visto alguns episódios,já que tive bem menos fé e paciência que você).
O NOVO DESENHO DOS THUNDERCATS É UMA MERDA!

Estranho aquilo tudo, uma confusa realidade sem uma narrativa coesa e interessante. Erros e erros narrativos, nexos causais desinteressantes, rumos inexatos mesmo no contexto do desenvolvimento dos personagens. Decepcionante e sinal da era decadente imaginativa de japoneses e americanos.